InícioAgriculturaPrefeito Gilvane Machado emite decreto que proíbe transito de veículos pesados em...

Prefeito Gilvane Machado emite decreto que proíbe transito de veículos pesados em dias de chuva

Últimas notícias

Incêndio destrói residência em Lagoa do Sul, Bela Vista do Toldo

Na noite desta quarta-feira, 13 de agosto, por volta...

Ex-secretária de Agricultura é alvo de denúncia por contrato de aluguel

A ex-secretária de Agricultura, Rosiani Tisczka, é alvo de...

Casal é preso por abandono de incapaz e porte ilegal de arma de fogo

Conselho Tutelar ficou responsável pelas crianças de 5 e...

 

No ultimo dia (6) o Prefeito Interino Gilvane Machado (UNIÃO BRASIL) emitiu o decreto de Nº 1.269 que regulamenta o transito de veículos pesados nas estradas rurais do Município de Bela Vista do Toldo , em dias de chuva.

De acordo com o documento, a medida tomada é considerando  a precariedade das estradas ocasionada pelas chuvas que atingiram o município e região . Nesse sentido Tornou-se necessário disciplinar o uso das vias rurais , diante da quantidade de caminhões que transitam com cargas pesadas causando danos a manutenção. Segundo o documento o transito intenso danifica as estradas que estão em manutenção e traz  risco de colapso nas pontes existentes, a medida traz também como justificativa a segurança da população e a necessidade urgente de reparos para possibilitar o fluxo de veículos de emergência e leves.

 

As regras do decreto que passou valer a partir do dia 6 de novembro de 2023 , conforme o art. 1 º, em dias de chuva e no período subsequente até que ocorra a secagem satisfatória  das estradas, ou seja 48 horas após  parar de chover , fica proibido em toda a extensão de estradas rurais do município,  a circulação de veículos de transporte de carga pesada e caminhões carregados , guinchos , e principalmente caminhões carregados de madeira . Ficam fora da proibição os veículos que transportam cargas vivas , ração e produtos agrícolas principalmente aqueles que precisam de secagem e armazenamento.

 

O não comprimento da determinação tanto por pessoa física ou jurídica estará sujeito a autuação por agente de transito competente , pode receber multa e retenção do veiculo. A infração ao disposto no presente decreto sujeitará o infrator a pagar multa de 300 Unidades Fiscais Municipais UFM ou seja  R$ 39.942,00 ( Trinta e nove mil e novecentos e quarenta e dois reais ) além de ter que ressarcir os cofres públicos dos prejuízos que venha causar nas vias publicas .

 

A Polícia Militar estará prestando auxílio na fiscalização do cumprimento do decreto municipal nº 1.269/23, emitido em 06 de novembro de 2023, no município de Bela Vista do Toldo.