InícioColunasApagão no interior de Bela Vista do Toldo causa prejuízos aos produtores...

Apagão no interior de Bela Vista do Toldo causa prejuízos aos produtores de tabaco

Últimas notícias

Vereador de Bela Vista do Toldo tem o mandato cassado

A Justiça Eleitoral da comarca de Canoinhas cassou o...

Alerta de golpes de vendas de implementos agrícolas pela internet

Atenção aos golpes na internet envolvendo a venda de...

Produtor que for prejudicado precisa buscar seus direitos.

Em dezembro e Janeiro o setor de tabaco volta a sua dedicação à colheita. É um momento de muito trabalho e grande esforço.

No interior do nosso município teve produtor que relatou ter ficado ate 8 horas sem energia elétrica, sem contar que as luzes piscando pode causar curto circuito tanto nas estufas elétricas  como nos eletrodomésticos.

Após a colheita, as folhas passam pelo processo de cura, vários dias em uma estufa com temperatura e umidade controladas. Nesta fase é que surgem os problemas gerados pelas distribuidoras de energia.

As frequentes faltas de energia elétrica inviabilizam o funcionamento das estufas. Prejudicam o processo de secagem de folhas de tabaco, reduzem sua qualidade e acarretam prejuízos financeiros aos fumicultores. A perda é relevante para o bolso do agricultor.

O problema da falta de energia elétrica para o produtor de tabaco é de conhecimento de todos, especialmente nos meses quentes de verão quando a demanda aumenta. A solução do problema está longe de ser alcançada e as notícias acima demonstram bem isso.

Ciente da gravidade do problema, os Tribunais tem reconhecido o direito de indenização em favor dos produtores de tabaco. Com isso, busca-se reduzir os transtornos vividos pelo produtor de tabaco, pois a perda da produção é um dinheiro que vai pelo ralo em poucas horas por causa da falta de energia. É revoltante.

É importante enfatizar que é inaceitável as distribuidoras alegarem que o produtor deveria ter um gerador de eletricidade. As distribuidoras é que devem prestar seus serviços de forma contínua, sem quedas e longas interrupções, em razão de expressa previsão legal. Elas assumiram esta obrigação.

A orientação jurídica é fundamental nesse momento, pois ajuda o produtor rural, de forma clara, simples e ágil, a proteger seus direitos e a obter a indenização cabível, apontando o melhor caminho.

A distribuidora, ao perceber que os agricultores estão buscando a defesa de seus direitos, pode se sentir compelida a, enfim, tomar as medidas necessárias para evitar novas interrupções de fornecimento de energia. É o que se espera.

A prefeitura municipal de Bela Vista do Toldo se colocou a disposição de todos os produtores de tabaco com relação aos seus direitos.

Diseno-sin-titulo-20-5.jpg (1500×1000)