InícioEducaçãoComissão de Educação destaca novo edital do programa Bolsa Estudante

Comissão de Educação destaca novo edital do programa Bolsa Estudante

Últimas notícias

Incêndio destrói residência em Lagoa do Sul, Bela Vista do Toldo

Na noite desta quarta-feira, 13 de agosto, por volta...

Ex-secretária de Agricultura é alvo de denúncia por contrato de aluguel

A ex-secretária de Agricultura, Rosiani Tisczka, é alvo de...

Casal é preso por abandono de incapaz e porte ilegal de arma de fogo

Conselho Tutelar ficou responsável pelas crianças de 5 e...

 

Por determinação do governador Jorginho Mello (PL), a Secretaria de Estado da Educação (SED) irá lançar um novo edital para o Programa Bolsa Estudante, que contempla estudantes carentes do ensino básico estadual catarinense.

 

A informação foi anunciada pela presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputada Luciane Carminatti (PT), durante a reunião ordinária do colegiado na manhã desta quinta-feira (4). Ela considerou uma vitória do Parlamento e, especialmente, da comunidade escolar  catarinense.

 

Para entender
O edital lançado pelo governo do Estado do programa Bolsa Estudante para 2023 provocou uma redução de 83% nas bolsas oferecidas, baixando de 60 mil para 10 mil.

 

Implementado em 2022 como medida para reforçar o combate à evasão escolar, o projeto contemplava 60 mil estudantes carentes que frequentavam o ensino médio da rede pública estadual com o pagamento do benefício de meio salário mínimo.

 

O corte do programa Bolsa Estudante foi pauta de uma audiência pública promovida pelo Parlamento, coordenada pela deputada Luciane Carminatti, e que contou com a participação de representantes da SED, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC), e do Tribunal de Contas do Estado.

 

A deputada Carminatti explicou que o governador Jorginho, ao tomar ciência da situação desesperada das famílias que não foram beneficiadas pelo programa, se mostrou sensível ao apelo da Comissão de Educação.

 

“Ele determinou o lançamento de um novo edital”, afirmou a deputada que, juntamente com os demais parlamentares, participou na manhã desta quinta de uma reunião com o governador Jorginho Mello, ocasião em que  foi apresentado pelo governo do Estado o projeto Faculdade Gratuita.

 

Para o deputado Marquito (PSol) o fato do governo do Estado rever e lançar um novo edital já é um avanço.  O deputado Mário Motta (PSD) avaliou que essa vitória foi o resultado do protagonismo do Parlamento, em especial  da Comissão de Educação.  O deputado Ivan Naatz (PL) destacou que esse é o papel do Parlamento.  Carminatti disse agora que o colegiado vai aprofundar o  debate em relação ao projeto Faculdade Gratuita, do governo do Estado.

 

Audiências públicas
Ainda por unanimidade, o colegiado aprovou a realização de duas audiências públicas.

 

Uma proposta pelo deputado Ivan Naatz,  com data e local a serem definidos, objetivando discutir a alteração do hino do estado de Santa Catarina .

 

A outra audiência pública, de autoria da deputada Luciane Carminatti,  em parceria com a Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, objetiva discutir e ouvir a região a respeito da  reestruturação da Política Nacional para o Ensino Médio, com data e local a serem definidos.  Outra iniciativa de Carminatti, é a realização de seminários regionais  para discutir temáticas relacionadas ao Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE-SC), com locais e horários a serem definidos.