As previsões indicam que, após dois dias sem ocorrência de chuva significativa e/ou intensa – sexta-feira (13) e sábado (14), a chuva e os temporais retornam ao estado, de forma isolada no domingo (15), atingindo principalmente áreas do Extremo Oeste ao Litoral Norte, provocados pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Entretanto, é entre segunda (16) e terça-feira (17) que a chuva se torna mais intensa e abrangente, ainda provocada pelo fluxo de calor e umidade, mas também por sistemas de baixa pressão e pela passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Entre esses dias, são esperados volumes médios acumulados entre 60 e 90 mm com valores pontualmente mais altos nas áreas entre o Extremo Oeste e parte do Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões catarinenses, os volumes médios previstos variam entre 45 e 60 mm, também com pontuais mais altos.
Considerando que o solo vai se manter encharcado e os rios com níveis elevados, o risco que já está aumentado para deslizamentos e inundações, tende a aumentar ainda mais ao mesmo tempo em que retornam os riscos para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.