InícioCidadeEm pleno inverno, forte onda de calor eleva os termômetros de todo...

Em pleno inverno, forte onda de calor eleva os termômetros de todo o País

Últimas notícias

Bela Vista do Toldo vai ganhar novo trevo no acesso à BR-280

Atual estrutura é considerada altamente perigosa O ministro dos Transportes,...

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina abre 630 vagas em processo seletivo

  O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

 

Ainda estamos em meio ao inverno, que termina só no dia 23 de setembro, mas um desavisado que chegasse ao Brasil hoje poderia achar que estamos em pleno verão. O calor, afinal, predomina em todo o território nacional!

 

E há uma explicação: uma forte onda de calor está atuando sobre o nosso país – e ela fará as temperaturas ficarem mais altas até sábado, pelo menos. São esperados, inclusive, recordes de temperatura.

 

Segundo as previsões do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas máximas devem ficar acima de 28 °C em praticamente todo o país. Em algumas regiões, os termômetros podem ultrapassar os 35 °C e chegar a bater até 40 °C  – caso, por exemplo, do Mato Grosso. Aliás, há um alerta do Inmet em vigor alertando para as altas temperaturas, com leve risco à saúde, principalmente em razão do tempo mais seco.

 

Além do Mato Grosso, o alerta de forte calor engloba também o Tocantins, Goiás e Rondônia, além do Distrito Federa, a maior parte do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo, e também regiões do Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Amazonas e Bahia. Vale lembrar que, quando o calor está intenso, é preciso redobrar os cuidados com a saúde.

 

É fundamental se manter hidratado, bebendo bastante água, e não pode esquecer do protetor solar. Nas regiões em que a umidade está baixa, o ideal é evitar a prática de exercícios ao ar livre entre 11 da manhã e três da tarde, quando o sol está mais forte.