Atual estrutura é considerada altamente perigosa
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta terça-feira, 27, em visita a Santa Catarina que, a pedido da deputada federal Ana Paula Lima (PT), vai incluir a obra de um novo trevo no acesso a Bela Vista do Toldo pela rodovia BR-280. Ele esteve vistoriando obras federais no Estado, acompanhado do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima (PT), e da deputada Ana Paula.
“Essa é uma proposta que a gente já estava trabalhando há tempos em conjunto com o prefeito Carlinhos (Schiessl). Deixamos as diferenças políticas de lado para unir forças em prol do Município”, disse o assessor da deputada Ana Paula para o Planalto Norte, Dauvã Mizwa. Ele lembra que o trevo atual, no modelo alemão, é bastante perigoso. “São só pinturas no asfalto”, lembra. Ainda não está definido qual modelo será implementado no acesso a Bela Vista do Toldo, mas o foco é melhorar a segurança dos motoristas e pedestres, reforça Dauvã.
Renan Filho disse que será feito um aditivo no contrato que existe com a empresa responsável pela manutenção da rodovia, para que ela construa o trevo. A expectativa é de que as obras aconteçam ainda no primeiro semestre de 2026.
O anúncio sobre a obra em Bela Vista do Toldo foi feita durante visita a Jaraguá do Sul.
Ainda sobre a BR-280, o ministro visitou a obra que comporta dois túneis que interligarão e encurtarão as distâncias entre os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder. “É obra do Novo PAC! É obra do Governo do Brasil! É o presidente Lula melhorando a vida dos catarinenses”, comemorou Ana Paula.
MORRO DOS CAVALOS
Renan anunciou, também, a construção de dois túneis na BR-101, no Morro dos Cavalos, em Santa Catarina. Os dois túneis vão ser construídos cada um em um sentido da BR-101 no Morro dos Cavalos. A região tem um longo histórico de acidentes em interdições, que prejudicam o trajeto na principal ligação entre Santa Catarina e o restante do país.
O custo do projeto é estimado entre R$ 2,5 a R$ 3 bilhões. A ideia é de que as obras comecem em até um ano, com conclusão em 2029.


>