Está programada para a próxima sexta-feira, 19, em Canoinhas, a chegada da Carreta da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, por meio do programa Agora Tem Especialistas. A presença da unidade móvel ao município para 30 dias de atendimentos é resultado de articulação direta do mandato da deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) junto ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde.
A data ainda não está totalmente confirmada porque a Vigilância Sanitária do Estado ainda precisa emitir o laudo de autorização. Das 15 ações programadas nesta nova rodada de ações da Carreta da Saúde da Mulher em todo o Brasil, apenas em Santa Catarina o laudo estadual da Vigilância Sanitária ainda não foi liberado.
Esta é a primeira vez que Canoinhas e região recebe uma carreta especializada em saúde da mulher, garantido o acesso da população feminina da cidade e de municípios vizinhos a atendimentos especializados do SUS. A unidade móvel oferecerá consultas ginecológicas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de procedimentos para diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, contribuindo para a redução das filas e do tempo de espera por exames.
“A chegada da carreta a Canoinhas é uma conquista importante para a saúde pública da região. É uma região em que os atendimentos de saúde especializados para as mulheres são mais limitados. A Carreta é o SUS chegando mais perto das mulheres, garantindo diagnóstico precoce, cuidado e dignidade. Esse é o papel do nosso mandato: articular, cobrar e garantir que as políticas públicas do Governo Federal cheguem onde as pessoas mais precisam”, destacou a deputada Ana Paula Lima.
ATENÇÃO ÀS MULHERES
Serão 30 dias de atendimento da Carreta em Canoinhas, com previsão de mais de 1,5 mil atendimentos e procedimentos de cuidado integrado em saúde da mulher, com atenção para a avaliação diagnóstica inicial e progressão da avaliação diagnóstica de câncer de mama.
A Carreta da Saúde da Mulher integra o programa federal Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde que conta atualmente com 39 unidades móveis distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal, levando atendimento especializado a municípios com alta demanda e dificuldade de acesso. De acordo com o ministério, a Carreta tem um valor de investimento de R$ 660,5 mil por mês.
A ação reforça o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do SUS e com a ampliação do acesso à saúde especializada, especialmente para as mulheres. Em diversas cidades do país, as carretas já contribuíram para zerar filas de exames e procedimentos, como mamografias, exames ginecológicos e cirurgias oftalmológicas.
Em Canoinhas, a expectativa é de que centenas de mulheres sejam beneficiadas, fortalecendo a rede de atenção à saúde e garantindo mais cuidado, prevenção e qualidade de vida para a população.


>