No último dia (6) a Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo realizou o julgamento das contas do exercício 2021 do Prefeito Adelmo Alberti , último período a frente da administração Municipal antes de sua prisão.
Se Tratando de sessão de julgamento de contas, dado inicio o Presidente Marcos Kogi (PSL/UB) solicitou a leitura de um trecho bíblico , seguindo determinou a primeira Secretária Maira Mizwa (PL) a leitura do parecer da Comissão de Finanças , Orçamento e Contas Publicas em relação ao exercício de 2021 , Comissão essa composta pelos seguintes vereadores , Presidente Gilvane Machado (PSL/UB) , Secretário Rafael Alberti (PSL/UB) e Osni Stelzner (MDB) Membro.
Os vereadores da referida comissão após analise ao parecer do Tribunal de contas e levando em consideração a situação vivenciadas nos últimos tempos dos escândalos de corrupção no Município , emitiu Parecer Favorável a Aprovação das contas de Alberti. Até mesmo o Vereador Osni Stelzner (MDB) considerado oposição assinou o referido parecer recomendando a aprovação.
Na sequência em votação no Plenário do Decreto Legislativo baseado no parecer emitido pela Comissão de Finanças , Orçamento e Contas Públicas , o Presidente em Chamada Nominal solicitou para cada Vereador apresentar seu voto , por unanimidade os nove vereadores votaram sim , seguindo recomendação da comissão e aprovando as contas do exercício 2021 de Adelmo Alberti . No plenário além de Osni Carlos Stelzner (MDB) o também vereador Dinei Berdnaski (PDT) considerado oposição se somou ao grupo, sacramentando a unanimidade na aprovação das contas sem uma única contestação por parte dos edis.
DESALINHADO
Em um passado recente Alberti teve suas contas de 2017 reprovada pela câmara , aliás uma das legislatura que cumpriu com o dever sem amarras ao executivo, ao que se viu. A legislatura de 2017/2020 talvez foi a que Alberti mais encontrou resistência para seus planos. Na época a Comissão de Finanças , Orçamento e contas Públicas era formada pelos vereadores, Presidente Dauvã Mizwa (PT) , Secretário Osni Carlos Stelzner (MDB) e Membro Élcio Magalhaes (PR/PL) , o parecer elaborado foi pela Reprovação , parecer esse assinado apenas pelos vereadores Dauvã Mizwa e Osni carlos Stelzner , Magalhaes emitiu parecer aparte recomendando a aprovação das referidas contas. Em plenário o parecer pela reprovação das contas do exercício de 2017 teve a maioria dos votos, vale lembrar que 5 dos 9 vereadores tinham se elegido na coligação de Adelmo e Carlinhos , mas não foi o suficiente para evitar a reprovação de suas contas.


>